(22)2721-5396   contato@essainternet.com.br   Domingo, 17 de Novembro de 2019

ESSA Internet marcou presença na 24ª Semana do Saber – Fazer Saber 2017 do IFF

Fique bem informado

você está lendo:
ESSA Internet marcou presença na 24ª Semana do Saber – Fazer Saber 2017 do IFF


 Instituto Federal Fluminense - IFF Campos Centro realizou nos dias 25, 26 e 27 de outubro a 24ª Semana do Saber – Fazer – Saber com a apresentação de mais de 200 projetos idealizados, produzidos e apresentados pelos alunos da Instituição.  

Nesta edição do evento, a empresa ESSA Internet recebeu o convite para participar colaborando nas apresentações dos alunos da professora Janaina Nascimento, idealizadora e coordenadora do Projeto Cidades Digitais.

A participação dos profissionais técnicos da ESSA foi crucial para que a estrutura de uma rede inteligente de internet fosse instalada em duas salas, tornando possível a realização do Torneio Tele Gamer de jogos CS – Counter-Striker 2017, criado e gerenciado pelos próprios alunos que atuam no Projeto Cidades Digitais.  

Além do torneio, os alunos do projeto apresentaram aos visitantes toda a estrutura do Cidades Digitais, mostrando como ele surgiu e como estão trabalhando para a implementação do Provedor Comunitário que prevê pelo menos oito bairros de Campos dos Goytacazes. 

Na sala B105 (área de Telecomunicações) havia ainda, um profissional da ESSA, Célio Junior, Técnico de telecomunicações da empresa que recebeu a missão de mostrar como funciona um ambiente real de um provedor e de que maneira a internet chega à casa dos clientes.   

Além das atrações, os alunos do projeto tiveram a oportunidade de mostrar aos visitantes como acontece, na prática, a fusão da fibra óptica. Assim, puderam dar a oportunidade aos visitantes de terem suas próprias experiências com a fusões. Para isso, todos receberam o apoio do profissional Rondinely Carvalho, Técnico de Telecomunicação da ESSA, que acompanhou de pertinho todo o processo. 

 Sobre CIDADES DIGITAIS

Com o objetivo de incentivar a inclusão digital nas regiões afastadas dos grandes centros urbanos, a empresa ESSA Internet vem apoiando desde outubro de 2016, o Projeto Provedor Comunitário, mais conhecido como Cidades Digitais, uma iniciativa dos alunos de Telecomunicação do Instituto Federal Fluminense – IFF Campos Centro.

O Projeto que é parte do Proext – Projeto de Expansão do Instituto, foi idealizado na UENF em parceria com o Instituto Bem Estar Brasil em 2012, para dar suporte ao projeto telecentros.br financiado pelo Ministério das Comunicações. Posteriormente, a coordenação de telecomunicações do IFF através da professora Janaína e sua equipe, tornou este projeto uma realidade, contando com uma equipe de alunos bolsista, voluntários, ex-alunos e empresas com responsabilidade social. O Instituto Federal realiza o projeto técnico, montagem em laboratório, validação e testes de campos para a instalação ainda em 2017 do primeiro Kit do Cidades Digitais na comunidade de Marrecas. Em seguida serão instalados em mais sete comunidades com previsão já para 2018, são eles: Farol de São Thomé, Espírito Santinho, dentre outras. 

A ESSA Internet participa do projeto levando ao Instituto, link dedicado com valor exclusivo e abaixo do mercado como forma de incentivo e apoio ao projeto. 

Autor: Cláudia Gomes